sábado, 25 de junho de 2011

PROJETO DE EDUCAÇÃO AFRO-DESCENDENTE


Escola de Educação Básica Dr João Santo Damo
Caçador - SC
Série: 7 Série 01 do Ensino Fundamental
Professor: Clodoaldo Luiz Ceron
                                                                 www.bbc.co.uk                                             
Tema:
PROJETO DE EDUCAÇÃO AFRO-DESCENDENTE

Mídias disponíveis para o projeto:

-Cartazes;
-TV e Vídeo;
-CDS e DVS;
-Computadores;
-Gravador;
-Celular;
-Impressora;
-Internet;
-Pen-drive
-Data-show.

Objetivos:

·         Promover um estudo sobre a influência da cultura africana a nível local, procurando resgatar os valores culturais;
·         Elaborar levantamento de dados referentes à população negra a nível municipal;
·         Resgatar valores e o respeito à cultura africana de modo a promover uma harmonia entre as diferentes etnias existentes no município;

Metodologia:
            Etapa 1
 
     
Começar o trabalho explorando com os alunos os elementos da história africana e/ou da presença africana na História do Brasil que eles já tenham estudado. Levantar os conhecimentos dos alunos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre africanos e afro-descendentes no Brasil, sobre a cultura africana que se passou chamar "cultura brasileira". As respostas podem surgir a determinados assuntos como alimentação, música, dança, lutas e religiosidade. Podendo o professor caso isso não ocorra, questioná-los.
       Pedir para os alunos fazerem a leitura de textos da internet, nos respectivos endereços:

pt.wikipedia.org/wiki/Afro-brasileiros

      Propor aos alunos um trabalho de investigação da presença da cultura negra na localidade por meio de entrevistas. Os alunos da escola e os moradores da comunidade local poderão trocar idéias sobre o assunto.

      E
tapa 2
     
      Momento de planejar as entrevistas. Dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e fazer a mediação dos seguintes pontos:

- O levantamento de afro-descendentes que sejam moradores antigos da localidade para serem entrevistados.

- Elaborar as questões que serão feitas aos entrevistados. 
O questionário deverá ter:
Nome
Idade
Há quanto tempo mora na localidade,
Profissão, atividades que exerceu
Religião
O lazer no passado e no presente
Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente
Se sofre ou já sofreu discriminação por ser afro-descendente
Participa de organizações como clubes, associações de moradores que lutem pela defesa dos direitos dos afro-descendentes.

-                   Reforçar com os alunos a importância do respeito aos entrevistados.
-                   O estabelecimento de uma data para que os materiais coletados sejam levados para a classe.

     
Etapa 3

 Os grupos de alunos deverão realizar as seguintes atividades:

- Contatar os moradores explicando o objetivo da entrevista.

- Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, celulares etc.)

- Perguntar se eles possuem fotos antigas ou outros objetos e se permitem que eles sejam fotografados para compor o trabalho final.

       No retorno do trabalho, em sala de aula, mediar à socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão:
      Ao término do trabalho espera que os alunos consigam reconhecer a história dos afro-descendentes no município e consigam perceber as modificações ocorridas desde sua criação até os dias atuais.
-Como se deu a interação com os entrevistados?
-Quais foram às informações obtidas?
-As semelhanças e diferenças entre as respostas dos entrevistados.

     
Etapa 4

      
A partir das entrevistas e dos materiais coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na localidade, da presença ou não de discriminação de afro-descendentes e de elementos da cultura de origem africana.

Resultados esperados:

-Socialização entre alunos e comunidade;
-Dar oportunidade para que os alunos ampliem seus conhecimentos;
-Análise crítica das informações;
-Resgate dos valores culturais;
-Reconhecimento da história do município, principalmente na comunidade escolar, a respeito dos afro-descendentes.


Tempo previsto para conclusão:

Mês de Junho.

Critérios de avaliação:

      Entrevista;
      Apresentação do trabalho terminado;
    Comprometimento com as atividades;
     

Forma de socialização das produções:

            Montagem de uma barraca, com materiais coletados pelos alunos, fotos, materiais doados pelos entrevistados, coletâneas da internet e apresentação em data show do conteúdo abordado.

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