quarta-feira, 6 de julho de 2011

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL




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CLODOALDO LUIZ CERON





PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL











CAÇADOR / SC
2011
EDUCAÇÃO AMBIENTAL





1-      INTRODUÇÃO

Serão mostradas as diversas formas de visualização e compreensão da educação ambiental em todo o seu contexto, tendo um trabalho complexo sobre o que são seus valores, princípios gerais, enfim, tudo que possa ser trabalhado no ambiente escolar.
Este tema foi escolhido devido sua significativa e ampla importância, para uma relevante conscientização aos alunos, que muitas vezes estão despreocupados e omissos com esta questão. Também será trabalhada a comunidade, após uma profunda reflexão onde serão distribuídos panfletos e possível palestra na escola.
Através de revistas e jornais que possuem conteúdos relacionados ao meio ambiente, serão realizadas atividades no programa Power point e em seguida apresentado ao grupo escolar.

2-      JUSTIFICATIVA

A mídia impressa foi e sempre será de fundamental importância para o desenvolvimento e aprimoramento das questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, pois desde um gibi a uma revista relacionada a artigos científicos, inclusive o próprio livro didático onde lá constarão as mais diversas formas de explicações sobre determinado assunto, e é por este motivo que tomei decisão de através desta mídia, motivar os educandos e conscientizá-los desta importância.
Mobilizar através dos alunos toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais, onde, muitas vezes os mesmos não possuem uma visão crítica a respeito da mesma.




3-      OBJETIVO GERAL

Analisar se os alunos sentem-se preparados para utilizar a sala de informática da escola como um recurso pedagógico de maneira significativa, repassando as idéias principais de um texto direcionado pelo professor, confeccionando assim, panfletos para distribuição na comunidade escolar.

3.1- Objetivos Específicos

* Provar a importância do meio ambiente para o ser humano, que é benéfico para seu conhecimento, aprimorando a experiência em leituras diversas em revistas com conteúdos relacionados a meio ambiente;
* Identificar a capacidade crítica da realidade dos alunos;
* Conhecer a didática utilizada pelos alunos para a utilização da sala de    informática;
* Verificar se os alunos percebem as vantagens da utilização da mídia impressa como recurso pedagógico;
* Identificar as principais dificuldades que impedem os alunos de utilizarem à mídia impressa;
* Identificar se os alunos possuem conhecimentos na área da informática.



4-      FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com Wikipédia, Educação ambiental é um ramo da esducação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sob ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.
De acordo com MORAN (2006) "A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação."
O art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999 define "A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida”.
Segundo MOUSINHO (2003), "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Como se refere à Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação "Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política."
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - sugerem que o tema meio ambiente seja de cunho transversal.
Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.
Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
De acordo com Pedro Jacob, A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se tornam cada vez mais complexos e riscos ambientais que se intensificam.
As políticas ambientais e os programas educacionais relacionados à conscientização sobre a crise ambiental demandam cada vez mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de desigualdades que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis.
O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis - formal e não-formal. Assim, a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.
Quando nos referimos à educação ambiental, a situamos num contexto mais amplo, o da educação para a cidadania, configurando-se como elemento determinante para consolidar a conceito de sujeito cidadão. O desafio de fortalecer a cidadania para a população como um todo, e não para um grupo restrito, se concretiza a partir da possibilidade de cada pessoa ser portadora de direitos e deveres, e se converter, portanto, em ator co-responsável pela defesa da qualidade de vida.
O principal eixo de atuação da educação ambiental deve buscar, acima de tudo, a solidariedade, a igualdade e o respeito à diferença, através de formas democráticas de atuação baseadas em práticas interativas e dialógicas. Isso se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos em face do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos.
Mas como relacionar a educação ambiental com a cidadania? Cidadania tem a ver com pertencer a uma coletividade e criar identidade com ela. A educação ambiental, como formação e exercício de cidadania, tem a ver com uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens.
A educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária.
E o que tem sido feito em termos de educação ambiental? A grande maioria das atividades são feitas dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são: lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar.
A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversificada e é ainda muito restrita à presença dos órgãos governamentais, como articuladores, coordenadores e promotores de ações ambientais.
O grande salto de qualidade tem sido dado pelas ONG e organizações comunitárias, que têm desenvolvido ações não-formais centradas principalmente em ações com a população infantil e juvenil.
A lista de ações é interminável, e essas referências são indicativas de práticas inovadoras centradas na preocupação de incrementar a co-responsabilidade das pessoas em todas as faixas etárias e grupos sociais quanto à importância de formar cidadãos cada vez mais comprometidos com a defesa da vida.
A educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para que transformem as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade, baseada na educação para a participação.
O complexo processo de construção da cidadania no Brasil, num contexto de agudização das desigualdades, é perpassado por um conjunto de questões que necessariamente implicam a superação das bases constitutivas das formas de dominação e de uma cultura política baseada na tutela.
O desafio da construção de uma cidadania ativa se configura como elemento determinante para constituir e fortalecer sujeitos cidadãos que, portadores de direitos e deveres, assumam a importante missão de abrir novos espaços de participação.
A administração dos riscos socioambientais coloca cada vez mais a necessidade de ampliar o envolvimento público através de iniciativas que possibilitem um aumento do nível de consciência ambiental dos moradores, garantindo a informação e a consolidação institucional de canais abertos para a participação numa perspectiva pluralista.
Uma vez que se observa que é cada vez mais difícil manter a qualidade de vida nas cidades, é preciso fortalecer a importância de garantir padrões ambientais adequados e estimular uma crescente consciência ambiental, centrada no exercício da cidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.
A educação ambiental, como componente de uma cidadania abrangente, está relacionada com uma nova forma da relação homem/natureza.
Nesse sentido, a dimensão cotidiana da educação ambiental leva a pensá-la como somatório de práticas e, conseqüentemente, a entendê-la na dimensão de sua potencial generalização para o conjunto da sociedade.
Entende-se que essa generalização de práticas ambientais só será possível se estiver inserida no contexto de valores sociais, mesmo que se refira a mudanças de hábitos cotidianos.
A problemática socioambiental, ao questionar ideologias teóricas e práticas, propõe a participação democrática da sociedade na gestão dos seus recursos atuais e potenciais, assim como no processo de tomada de decisões para a escolha de novos estilos de vida e a construção de futuros possíveis, da ótica da sustentabilidade ecológica e da eqüidade social.
Torna-se cada vez mais necessário consolidar novos paradigmas educacionais para iluminar a realidade desde outros ângulos, e isso supõe a formulação de novos objetos de referência conceituais e, principalmente, a transformação de atitudes.
Um dos grandes desafios é ampliar a dinâmica interativa entre a população e o poder público, uma vez que isso pode potencializar uma crescente e necessária articulação com os governos locais, notadamente no que se refere ao desenvolvimento de práticas preventivas no plano ambiental.

4.1- ATIVIDADES

   Leitura de revistas, onde serão pegos os principais tópicos de cada assunto articulado pelo professor sobre educação ambiental, e gerar apresentações em Power point, em quatro grupos, onde cada qual ficará com um item abaixo selecionado, para elaboração e impressão de panfletos.
·         O que é educação ambiental?
·         Valores da educação ambiental;
·         A educação ambiental na escola e
·         Princípios gerais da educação ambiental;
Após sua finalização será apresentado para o grande grupo, em seguida o professor unirá todos os trabalhos em uma única apresentação que será utilizada para apresentação a comunidade escolar, e as mesmas apresentações serão impressas para conscientização dos mesmos a respeito de educação ambiental.
Transmitir em sala de aula aos alunos um breve conhecimento da Educação Ambiental, retirando de revistas artigos relacionados, em seguida tirar duvidas do que possa surgir;
Com os grupos formados levá-los a sala informatizada, para a primeira pesquisa. E breve conhecimento do conteúdo.
Coletar imagens na internet e colocar nas apresentações, juntamente com resumos correspondente aos conteúdos, onde as mesmas serão úteis para melhor entendimento depois de impressas.
Os alunos deverão fazer a reprodução do trabalho realizado em data-show, com explicação para os demais membros da turma.

4.2- RECURSOS NECESSÁRIOS

o        Internet para complementação da atividade e procura de imagens;
o        Power point, para elaboração de slides, e impressão para posterior distribuição;
o        Panfletos com temas e gravuras relacionadas ao tema;
o        Sala Informatizada para realização da atividade;
o        Computador como ferramenta indispensável;
o        Som, para ajudar na apresentação dos slides;
o        Data Show, para uma melhor visualização;
o        Distribuição de Panfletos, ao término da apresentação;
o        Cartazes com gravuras e frases relacionadas a conscientização da importância do meio ambiente para nossas vidas.


4.3- AVALIAÇÃO

Todos os alunos serão avaliados pelo trabalho produzido e principalmente pela organização do trabalho no decorrer de sua produção.
Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais;
Os alunos visualizarão e praticarão diversas atividades, conscientizando-se da importância do meio ambiente.
Também serão avaliadas as atitudes dos alunos no decorres das atividades propostas:
·         Interesse;
·         Participação;
·         Colaboração;
·         União;
·         Eficácia;
·         Responsabilidade;
·         Competência;
·         Sensibilização;
·         Compreensão.
Ao término, os alunos também avaliarão:
·         Suas expectattivas;
·         A atividade proposta pelo projeto;
·         O desenvolvimento do projeto;
·         Foi benéfico ou não;
·         Foi construtivo;
·         Eficácia;
·         O resultado obtido.

5-      BIBLIOGRAFIA

JACOB, Pedro. Educação em Valores: Educação para o desenvolvimento. http://www.educacionenvalores.org.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2006.
MOUSINHO, Patrícia. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante. 2003.
LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Da Educação Ambiental.
Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária Chosica/Peru (1976)

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