terça-feira, 16 de novembro de 2010

O uso da informática na prática pedagógica

Como diz o texto Novas Tecnologias Educacionais – Da Teoria à Prática, o computador está chegando e criando um alvoroço, mas é apenas mais uma tecnologia que está chegando, como muitas outras que já se passaram e auxiliaram em muito no processo ensino-aprendizagem. Entre essas tecnologias podemos citar desde o giz até os atuais equipamentos como vídeo e TV. A única diferença é que num ambiente interativo ele pode incorporar todos os outros equipamentos ou tecnologias.
De acordo com Tajra (2001), a informática pode ser usada de três maneiras distintas na educação, como Informática como um fim de caráter apenas técnico, Informática como apoio disciplinar, onde cada disciplina utiliza um software específico para sua disciplina, com atividades e jogos que facilitem o aprendizado naquele conteúdo e Informática como apoio aos projetos educacionais, onde após ser elaborado projeto a ser desenvolvido com a comunidade escolar e todas as disciplinas se interagem entre si, usando aplicativos e softwares para a melhora do aprendizado de uma maneira significativamente interessante.
Muitos professores têm medo quando se é falado de projeto para trabalhar em sala informatizada, mas ele ainda não se deu conta de que este projeto não é nada mais, nada menos do que ele já vem trabalhando a muito tempo em sua prática escolar.
Também para se ter uma boa produtividade, devemos deixar os educandos participarem juntamente desde a escolha do tema até a avaliação para que o mesmo sinta-se motivado a fazê-lo.
cetfnews.jex.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário