terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A dança na Educação Física: expressão, corporeidade e desenvolvimento corporal humano

            Turma: Educação Infantil
Conteúdo: Dança
Duração: 03 aulas de 45 minutos cada.
Justificativa: Dentro da perspectiva da moral, a prática deste encaminha a uma experiência positiva, pois não é uma atividade competitiva, ajudando no desenvolvimento de habilidades como: expressão, corporeidade desenvolvimento corporal humano, perseverança, autocontrole, disciplina e autoconfiança, contribuindo na formação da personalidade e do caráter. Portanto a dança contribui com a formação intelectual, colaborando com o trabalho pedagógico de forma direta para um melhor desempenho dos estudantes nas demais disciplinas escolares, além de colaborar para uma melhor formação dos que praticam no que se refere aos valores morais e a capacidade de análise crítica.

Objetivo Geral:
·                    Investigar as capacidades psicomotoras das crianças que freqüentam a Educação Infantil, orientando-as para um trabalho adequado com dança.




Objetivos Específicos:
·                    Situar-se no espaço, obtendo formas de locomoção através da coordenação geral;
·                    Desenvolvimento da agilidade de movimentos, dos reflexos e da coordenação motora;
·                    Estimular o desenvolvimento do equilíbrio, lateralidade, e noção de espaço e tempo;
·                    Desenvolver a expressão, corporeidade e desenvolvimento humano através da dança.
Aquecimento:
         Os alunos dispostos pelo pátio, com fitas e arcos, andam fazendo movimentos orientados pelos professores, estes servindo como aquecimento e alongamento.
        
Desenvolvimento:
         1. Siga o mestre: os alunos seguem o professor e ao seu sinal farão o movimento que ele está fazendo.
1- Passar a fita ao redor do corpo.
2- Fazer movimentos horizontais e verticais com a fita.
3- Circular a fita a sua frente.
4- Com o arco, subir e descer por entre seu corpo.
5- Girar o arco nas mãos.
6- Girar o arco em seu pescoço.
7- Girar o arco em seus pés.
8- Girar o arco em seu quadril.

         2.  Os alunos, cada qual com seu par, deverão separar-se no pátio e ao som da música elaborar movimentos variados, com a fita e com o arco. Coloca-se um som harmonioso e tranqüilo, para  facilitar a execução dos movimentos rítmicos.
         3. Os participantes se dispõem em círculo e um deles permanece no centro, com os materiais já citados anteriormente. Variam-se os alunos ao centro e cada qual deve elaborar um movimento não sendo repetitivo.
         4. Os participantes, agora que já possuem uma noção de movimentos rítmicos realizados com arco e fita, devem em grupos de 04 formar pequenas coreografias, sempre orientados pelo professor, para depois ser apresentada ao grande grupo.
         5- Com as coreografias já ensaiadas, o professor junto a direção marca um horário, após o intervalo para apresentar a comunidade escolar.
Recursos materiais: aparelho de som, CDs, fitas e arcos.
cm-sintra.pt
Registro de observação das aulas: no início, os alunos demonstraram um pouco de insegurança em realizar as atividades propostas, mas aos poucos foram se soltando. Todos, sem exceção realizaram as atividades e foram muito elogiados pela direção, professores e alunos da escola.  Ao término da semana, após a realização de todas as atividades, foi realizada uma avaliação oral, onde podemos perceber a satisfação pessoal de todos da turma.

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