segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Hipertexto

É um  termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. (Ted Nelson ).
Acrescenta-se ao texto links de palavras, imagens ou sons, onde interconecta conjuntos de informação, que completa ou estende o texto principal.

O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (HyperText Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo, um dos formatos mais usuais para divulgação de documentos formais ou textos originais que exigem certo nível de proteção de escrita, documentos com a extensão pdf. (LINA MORGADO )
professoralair.blogspot.com

Também um simples texto digitalizado com qualquer processador de texto pode ser importado para a Internet sem qualquer marca de hipertextualidade, o que acontece com a publicação online de dissertações, ensaios, textos de opinião, obras completas de diferentes literaturas, etc.


Quanto ao aspecto tecnológico, o hipertexto é apresentado em suas características arquitetônicas, origem e evolução histórica. No que concerne aos aspectos culturais a uma busca de aproximação entre as características de escrita hipertextual e algumas postulações teóricas do pós-estruturalismo relacionadas ao texto, tendo como plano de fundo uma visão da modernidade. Finalmente, em seu aspecto pedagógico, o hipertexto é focalizado no sentido de se verificar suas potencialidades e limitações.
Talvez não estejamos suficientemente preparados para a realidade virtual da telinha do computador, tão real como a realidade da página do livro. Com uma diferença essencial: é só desligar a telinha e o texto se esconde. O certo é que estamos chegando à ausência da página, à decomposição da linearidade textual e à desmontagem da própria noção tradicional de texto. Nesta exposição, vou me dedicar a dois para ser mais justo, deveria dizer que o que se deu até hoje foi a entrada do computador na escola (e, na maioria delas, apenas um que vem sendo usado pela administração), mas não seu uso com objetivos educacionais. Isso até por razões práticas, pois não são suficientes para servir sequer uma turma. Portanto, o que entrou na escola foi uma ideologia e não um instrumento. Vale a pena refletir sobre o instrumento e seu uso porque essa questão está andando mais depressa do que imaginamos.
Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita; (MARIA HELENA PEREIRA )
Hipertexto também pode ser analisado como uma maneira fácil de organização de seus trabalhos, onde a  escrita se torne menos individual e mais coletiva e prazerosa na sala de aula, com as imensas  redes fica mais fácil de se aprimorar o conhecimento de com tantas alternativas só não estuda quem não quer.  O perigo não mora no instrumento nem na tecnologia, mas no seu uso que não deve tornar-se o foco do ensino.

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