terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pscicomotricidade

Turma: Educação Infantil
Conteúdo: Recreação
Duração: 03 aulas de 45 minutos cada.
Objetivo Geral:
·        Investigar as capacidades psicomotoras das crianças que freqüentam a Educação Infantil, orientando-as para um trabalho adequado com atividades recreativas.
Objetivos Específicos:
·        Situar-se no espaço, obtendo formas de locomoção através da coordenação geral;
·        Desenvolvimento da agilidade de movimentos, dos reflexos e da coordenação motora;
·        Estimular o desenvolvimento do equilíbrio, lateralidade, e noção de espaço e tempo
Aquecimento:
         Pegador de avestruz, onde os alunos para não serem pegos devem ficar na posição de avestruz (segurar uma das pernas junto ao peito).
        Pegador de tartaruga, onde os alunos para não serem pegos devem ficar na posição de tartaruga (deitados de costas, abraçando os joelhos).
         Pega e cola, onde os alunos ao serem pegos, deverão permanecer no local e abrir as pernas, para que um colega passe por baixo descolando-o e ele volta a correr.
Desenvolvimento:                 
                                site.psicopedagogia-sp.com                                
         1. Siga o mestre: os alunos seguem o professor e ao seu sinal farão o movimento que ele está fazendo.
1)    Caminhar de frente
2)    Caminhar de costas
3)    Caminhar de frente, girar, caminhar de costas
4)    Caminhar de costas, girar, caminhar de frente
5)    Caminhar de frente, parar, voltar de costas
6)    Caminhar de costas, parar, voltar de frente
7)    Caminhar na ponta dos pés de frente
8)    Caminhar na ponta dos pés de costas
         2.  Os alunos, cada qual com seu par, deverão separar-se indo um para cada lado da quadra, formando um círculo com um dos grupos de um lado e outro círculo com outro grupo de outro lado. Ao centro ficará um aluno, que este será o pegador. Ao sinal do professor, os alunos deverão girar e cantar a música “atirei o pau no gato”, ao término quando todos dizem miau, o circulo deve-se desmanchar e cada qual deverão correr ao encontro de seu par que esta do outro lado, tentando desviar-se do caçador que está ao meio. Quem for pego deverá ajudar a cuidar dos demais, até que fique apenas um par.
         2.1. Mesmos pares, ao sinal do professor, o grupo da direita fica parado e o da esquerda deve ir ao encontro do seu par.
         2.2. Mesmos pares, ao sinal do professor, o grupo da esquerda fica parado e o da direita deve ir ao encontro do seu par.
         3. Os participantes se dispõem em círculo e um deles permanece no centro, com a corda. Dado o sinal, o que está no centro faz girar a corda rente ao chão, passando por baixo dos pés dos demais participantes, os quais deverão saltar sobre a corda sem tocá-la. O giro com a corda é feito em ambos os sentidos. O que se deixar tocar pela corda ajuda a cuidar fora da roda.
         4. Os participantes, de pé, formam um círculo. Cada qual segura em sua mão esquerda um cabo de vassoura, cuja extremidade, atinge o centro do círculo, apoiado verticalmente no chão. A cada sinal do professor, todos soltam seus bastões, procurando que fiquem equilibrados, apressando-se a apanhar o do companheiro da direita. Quem deixar cair o bastão (o próprio ou o do companheiro), sai do jogo. Assim vão se eliminando bastões e participantes, onde os mesmos ajudarão o professor a cuidar a brincadeira, até que fiquem os últimos, que serão os vencedores.

Volta à calma:
         Morto ou vivo: Os alunos devem agachar-se quando o professor falar morto, e ficar em pé quando o professor falar vivo. Quando o aluno errar, sai da brincadeira, indo ajudar o professor a cuidar dos demais.
         Deitados, ouvir a música realizando movimentos lentos de respiração, movimentando lentamente membros inferiores e superiores.
Recursos materiais: aparelho de som, corda e bastões.
Registro de observação das aulas: no início, os alunos demonstraram um pouco de insegurança em realizar as atividades propostas, mas aos poucos foram se soltando. Houve recusa por parte de uma aluna, pois estava com perturbações de ordem familiar, mas com um breve diálogo com a professora acabou motivando-se e realizando todas as atividades. Ao término da semana, após a realização de todas as atividades, foi realizado uma avaliação oral, onde pode-se perceber a satisfação pessoal de todos da turma.

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