quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A importância do uso das tecnologias no ensino aprendizagem do xadrez para crianças de 5 a 8 series .

PROFESSOR: Clodoaldo Luiz Ceron
DISCIPLINA: Educação Física
PÚBLICO ALVO: Alunos da 5ª a 8ª series do Ensino Fundamental
PERÍODO: Terceiro Trimestre de 2010

II – JUSTIFICATIVA

Dentro da perspectiva da moral, a prática deste esporte encaminha a uma experiência
positiva, no que se refere a ganhar ou perder, ajudando no desenvolvimento de
habilidades como: paciência, modéstia, prudência, perseverança, auto-controle,
disciplina e autoconfiança, contribuindo na formação da personalidade e do caráter.
Portanto o xadrez contribui com a formação intelectual, colaborando com o trabalho
pedagógico de forma direta para um melhor desempenho dos estudantes nas demais
disciplinas escolares, já que é considerado um dos esportes que mais favorecem a
prática do pensamento, além de colaborar para uma melhor formação dos que
praticam este esporte, no que se refere aos valores morais e a capacidade de análise
crítica.
III – OBJETIVO GERAL:

Formar cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com
competência, dignidade e responsabilidade, contribuindo para a construção de uma
sociedade mais justa.
I
V – OBJETIVO ESPECÍFICO:

· Favorecer alguns valores, por meio de uma atividade prazerosa, como:
responsabilidade, disciplina, cooperação, amizade e solidariedade que contribuirão
para a formação de futuros cidadãos;
· Estimular o raciocínio lógico e a concentração. Para isso esclarecemos que a
vitória ou a derrota, características do esporte, não são objetivos primordiais,
sendo necessário saber discernir o caráter mais competitivo do recreativo.
· Compreender que a importância do esporte, nesta fase, vivenciá-lo como recurso
de educação e lazer.


trt6.gov.br

V – ETAPAS DO TRABALHO (PROCEDIMENTO METODOLÓGICO)

Para se dar vida aos objetivos propostos e aos conteúdos administrados, a fim de
facilitar o processo de ensino aprendizagem, serão utilizados como procedimentos
metodológicos:
· Aulas expositivas e dialogadas;
· Exercícios escritos;
· Torneios de treinamento entre as salas;
· Ensinamentos através de quadro mural específico para esta prática;
· Tirar dúvidas em cada mesa;
· Pesquisas e trabalhos individuais e em grupo;
· Filmes (sessões cinematográficas);
· O uso do computador;
· Projeção de slides.


VI – PROCEDIMENTO AVALIATIVO

O processo de ensino e aprendizagem deverá ser observado passo a passo em um
processo contínuo, ocorrendo nos variados momentos, visando constantemente
diagnosticar e ultrapassar as dificuldades na medida em que forem identificadas,
sendo levado em consideração o investimento pessoal do aluno e suas dificuldades.
Para atender a estas expectativas será feito uma avaliação que terá como elementos
básicos:
· Relatório de observação a respeito do desenvolvimento e rendimento de cada
aluno (assiduidade, interação, interesse, participação, organização, pontualidade);
· Atividades escritas individuais ou em grupo;
· Atividades de exposição oral;
· Uma auto-avaliação por trimestre;
· Será considerada a freqüência, conforme normas da escola.
· Esperamos que desta forma, possa haver coerência e concretização dos objetivos
que se deseja alcançar.

VII – CONTEÚDOS

3º TRIMESTRE
_ Revisão geral;
_ Como conduzir uma partida;
_ Divulgação do campeão do I trimestre.
_ Treinamento do xadrez pensado;
_ Finais de reis e peões;
_ Ritmo durante o jogo;
Campeonato interseries


VIII - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANZANO, Antônio López; VILA, Joan Segura. Iniciação ao Xadrez. 6. ed. Porto
Alegre: Artmed, 2000.
BECKER, Idel. Manual de Xadrez. Editora: Nobel, 2007
CARVALHO, Flávio. Iniciação ao xadrez. 7ª edição. São Paulo: Summus, 1982.
D’AGOSTINE, Orfeu Gilberto. Xadrez Básico. Rio de Janeiro: Ediouro S.A. 2002.
FONTARNAU, Abel. O Ensino de Xadrez na Escola. Porto Alegre: Artmed, 2003.
GIRONA, Castro. Iniciação ao Xadrez para crianças. 5. ed. Porto Alegre: Artmed,
2003.
LASKER, Lasker. História do Xadrez. 2ª edição, São Paulo: IBRASA, 1999.

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